Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Certificados dos participantes do Brasil Voluntário serão entregues em até 15 dias, afirma UNB


UnB certifica participantes do Brasil Voluntário 

Decanato de Extensão faz entrega simbólica de certificado ao voluntário Marco Aurélio Portilho para representar a certificação dos cerca de 8 mil participantes do programa

A expectativa é que o mutirão de distribuição termine nos próximos 15 dias.


O corretor de imóveis brasiliense Marco Aurélio Portilho Teixeira recebeu certificados do curso de capacitação e de atuação no programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte, na manhã do dia 27 de julho, no Decanato de Extensão (DEX). Os documentos foram entregues pela decana de Extensão em exercício, professora Janaína Ferraz. Serão distribuídos, via Correios, cerca de 30 mil certificados referentes às capacitações presencial e à distância e também dos cursos específicos para os selecionados. 

Marco Teixeira integra o contingente de oito mil voluntários capacitados pela UnB para atuar na Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho, nas seis cidades-sede em que a competição foi realizada: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Os participantes foram treinados para dar suporte aos torcedores, à imprensa não-credenciada, a turistas e à população em geral nos aeroportos, nas áreas de fluxo, nos pontos turísticos e nas exibições públicas em cada cidade-sede.

“O treinamento foi uma oportunidade de aliar à minha  formação uma bagagem nova de conhecimentos, possibilitando novas chances de trabalho e  de me aperfeiçoar  como profissional e como cidadão”, afirmou Marco, que está prestes a se formar em Gestão do Esporte e Lazer. Ele contou que já teve oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido.  “Graças ao treinamento fui capaz de debelar princípio de incêndio ocorrido em um acidente doméstico. Me  senti um verdadeiro bombeiro”, comemorou.

A professora Janaína Ferraz explicou que a entrega dos certificados a Marco Aurélio - que também atuou nos vídeos institucionais produzidos pelo Ministério do Esporte - “teve significado simbólico para o  Decanato de Extensão de pautar o cumprimento do enorme desafio de treinar os voluntários e distribuir pelos Correios os cerca de 30 mil certificados de extensão do Programa Brasil Voluntário”.

Também participaram da entrega simbólica os assessores da Secretaria da Copa (SECOPA) de Fortaleza, Karluso Lima, representante do governo do Ceará, e Vicente de Paulo, da Prefeitura de Fortaleza. Karluso ressaltou a importância do papel da Universidade de Brasília. “A chegada da UnB possibilitou as parcerias com as outras  universidades federais. Todo o trabalho consiste em um  primeiro estágio, um  teste para os futuros eventos de grande porte. É um grande  legado de cidadania”, disse.

A certificação do Brasil Voluntário foi iniciada no dia 27 de junho. Os treinamentos incluíram a capacitação virtual em EAD, ministrada em março; a capacitação presencial; a atuação no evento; os cursos de liderança; os ministrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a carga horária do Teste de Inglês para Comunicação Internacional, o TOEIC, patrocinado pela empresa Master Test e aplicado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE/UnB).

VOLUNTARIADO PÚBLICO 
A Universidade de Brasília assinou com o Ministério do Esporte acordo de parceria no projeto Desenvolvimento científico de processo téorico-metodológico para a capacitação em voluntariado público. O projeto pretende, para além do imediatismo de capacitar para a Copa das Confederações, que a UnB atue no desafio inovador do voluntariado público, com impacto nos grandes eventos futuros. A universidade é reconhecida na formação de profissionais em áreas de interesse como  Educação Física, Psicologia, Turismo e Gastronomia, Ciência da Informação e Artes e também reúne  experiência de atuação em eventos do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) e Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), parceiros internos do DEX.  

O Decanato de Extensão (DEX), ao assumir a coordenação geral  da capacitação e da certificação dos voluntários da copa das Confederações, contou com a parceria do  Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); patrocínio do governo federal e apoio dos governos estaduais;  universidades federais;  prefeituras e corpos de bombeiros (nas cidades-sede); Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Infraero e Inframérica.   

2 comentários:

  1. olá tive uma duvida quanto a pontuação do toiec , qual seria a pontuação máxima ?

    ResponderExcluir
  2. Acho que nao vamos todos receber isso. Uma burocracia.... Sempre acontece no Brasil

    ResponderExcluir